Muffins saudáveis de aveia, batata doce e cenoura

Semana passada enquanto filmava um vídeo para o youtube, acabei acidentalmente quebrando um cartão de memória da minha câmera. Ate aí tudo bem, tinha em segundo para usar. No entanto, este segundo  também resolveu dar problemas neste mesmo dia – a trava dele quebrou e literalmente perdi tudo que havia gravado naquele dia. Resumo: fiquei sem possibilidades de gravar por 2 dias (comprei cartões novos no mesmo, que chegaram 48 horas depois destes incidentes).

Sem ter como gravar vídeos, resolvi aproveitar para testar receitas que a tempo estavam na minha lista. Duas delas eram a base de purê batata doce. Testei as receitas, fiz as anotações dos ingredientes usados, ajustes para novos testes e ainda sobrou uma porção do purê. No sabado já com os cartções novos e voltando as gravações resolvi preparar alguns muffins de café da manhã com o restante do purê. Foi uma receita que preparei pela primeira vez e resolvi gravá-la naquele dia mesmo para o youtube. O resultado foi mais que satisfatório e não poderia deixar de compartilhar aqui com vocês.

Estes muffins são uma ótima opção de café da manhã, ranchinho, pré treino ou sobremesa. São feitos a base de ingredientes integrais, pouquíssimo açúcar e tem todos os macronutrientes: proteína, gordura boa e carboidratos complexos. 

Muffins saudáveis de aveia, batata doce e cenoura

Yield: 12 muffins

Muffins saudáveis de aveia, batata doce e cenoura

Ingredients

• 1 xícara (240 ml) de batata-doce cozida só em água e amassada como purê (pode substituir por 2 bananas grandes maduras)

• ½ xícara (120 ml) de pasta de amendoim (pode substituir por tahine ou ¼ de xícara de óleo vegetal)

• 1 xícara (240ml) de água

• 2 colheres de açúcar

• 2 xicaras de aveia em flocos

• ¼ de xícara (60 ml) de amido de milho

• 2 colheres de sementes de linhaça (opcional)

• ¼ de colher de chá de sal

• 1 colher de chá de bicarbonato de sódio

• 1 colher de chá de fermento químico

• 1 colher de chá de canela

• 2 xícaras de cenoura crua ralada (aproximadamente 2 cenouras grandes ou 4 pequenas)

Instructions

  1. Pré aqueça o forno em 180°C e unte uma forma de 12 muffins com óleo ou forminhas de muffin de papel
  2. Numa tigela grande, adicione a batata doce amassada, pasta de amenoim, água e açúcar e mexa bem. Em seguida adicione a aveia em flocos, amido de milho, sementes de linhaça, sal, bicarbonato de sódio, fermento e canela. Misture bem e por último incorpore a cenoura ralada na massa. A massa fica bem densa e pesada. Misture bem até a cenoura estar incorporada na massa de forma homogênea.
  3. Transfira a massa para as forminhas de muffin com ajuda de uma colher (aproximadamente 1 ½ colher de sopa por forminha). Essa massa rende 12 muffins. Leve para assar por 35 minutos em 180°C.
  4. Retire do forno e deixe esfriar por 15 minutos antes de servir ou retirar da forma.

Notes

Esses muffins podem ser guardados na geladeira por até 7 dias ou congelados por até 2 meses.

http://veganandcolors.com/en/2020/02/muffins-saudaveis-de-aveia-batata-doce-e-cenoura/

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*