Biscoito salgado (cracker) vegano sem fermento e sem glúten

Biscoito salgado (cracker) vegano sem fermento e sem glúten

Semana passada quando postei a receita do homus pink (pasta de grão-de-bico) (clique aqui para ver receita), falei que gostava muito de comê-lo com meus crackers“glúten-free” que eu mesmo faço. Como muitas pessoas me pediram a receita, vou ensinar como prepará-los.  Esse biscoito salgado é muito versátil e ótimo para ter em casa para quando bater aquela vontade de fazer um lanchinho. Eu adicionei sementes de chia (clique aqui para ver minha receita de geleia de morango com chia e sem açucar), o que deixou os biscoitos ainda mais saudáveis!

f8


Biscoito salgado (cracker) vegano sem fermento e sem glúten
Print
Ingredients
  1. 1 copo (240 ml) de farinha de grão-de-bico
  2. ½ copo (120 ml) de farinha de milho amarelo (onde compro vende como farinha de milho e é bem fininha - é o equivalente ao fubá)
  3. 3 colheres de sopa rasas de sementes de chia- link para adquirir sementes chia final das fotos (pode substituir por sementes de linhaça )
  4. 80 ml (aprox. 5 colheres de sopa bem cheias) de óleo de coco (pode substituir por azeite de oliva ou outro óleo de origem vegetal)
  5. 120 ml de água
  6. 1 colher de sopa de óregano (opcional, mas altamente recomendo, pois a farinha de grão-de-bico tem um sabor intenso e as bolachinhas ficam mais saborosas com o uso de temperos)
  7. 1 colher de sopa de alho em pó
  8. 1 colher de chá rasa de sal
  9. 1 colher de chá de curcuma em pó
Outras sugestões de sabor
  1. - sabor de queijo, adicione 2 colheres de levedura nutricional (colquei um link no final das fotos com uma opção de onde comprar levedura nutricional).
  2. - sabor apimentado: adicione 1 colher de chá de pó de chilli e uma colher de chá de pimenta vermelha doce
Instructions
  1. Passos nas fotos abaixo
  2. Coloque todos os ingredientes secos numa vasilha e mexa bem. Vá adicionando o óleo de coco aos poucos, mexendo bem. Depois adicione a água aos poucos e mexa bem com as mãos, até que desgrude do fundo da vasilha e das mãos. A massa deve ficar bem dura e fácil de moldar (veja fotos).
  3. Coloque a massa em cima de um papel manteiga (mais ou menos 60 cm de diametro). Não é necessário untar o papel manteiga. Dobre o papel manteiga para que cubra a massa (veja na foto abaixo). Com a ajuda de um rolo, abra a massa (o rolo deve ser usado em cima do papel manteiga e não em contato com a massa). Abra até que ela fique bem fininha, mas grossa o suficiente para que não quebre. Se a massa quebrar nas bordas, molde ela um pouco com as mãos. Não se preocupe se a massa grudar no papel manteiga. Quando assar as torradinhas se soltam facilmente.
  4. Com um cortador de pizza ou faca, corte as bolachinhas do tamanho que que desejar e leve para assar (no mesmo papel manteiga usado para abrir a massa) a 210 °C por uns 12-15 minutos. Fique de olho e quando você perceber que as bolachinhas começarem a se desgrudar do papel manteiga e estiverem sequinhas, elas estão prontas. É bem rápido!
  5. Rende mais ou menos um pote de 500 ml
Notes
  1. Esses biscoitinhos aqui ficaram mais amarelos do que os da receita do homus porque adicionei curcuma.
  2. Minha massa ficou bem irregular nas bordas, com alguns biscoitinhos bem sem forma. Mas ficaram maravilhosos e foram consumidos assim mesmo ;). Dessa vez comi eles com meu queijo caseiro vegano e cremoso.
  3. Caso vc não encontre farinha de grão de bico, fique de olho no blog, ou se inscreva porque nas próximas semanas estarei postando outra receita de bolachinha salgada maravilhosa com ingredientes alternativos;)
  4. Como o Natal está chegando, vc pode colocar esses biscoitinhos dentro de um pote de vidro e presentear alguém:)
VEGAN & COLORS http://veganandcolors.com/

f4

c111

c222

f11

f111

15032128_1481731518510969_2990999874635156961_n_fotor

Encontre levedura nutricional clicando aqui

lev

Encontre sementes de chia clicando aqui
chia


7 Comments

  1. Essa farinha de milho é aquela em flocos?

  2. Meire Fernandes

    Olá, eu poderia substituir o grão de bico por qual ingrediente!? Na cidade onde moro é bem difícil encontrar-lo.

    • Oi Meire, obrigada por visitar o blog:) Se vc não tem problema em consumir glúten, a farinha de trigo funciona também. Estou testando a receita com outras farinhas (como de arroz, linhaca, trigo serrano), e postarei nas próximas semanas (ainda não tenhoas medidas exatas que deixe eles perfeitos). A combinaição de farinha de grão de bico e farinha de milho é ótima, pq a farinha de grão de bico dá a liga na massa e o milho deixa eles sequinhos e crocantes;)

  3. OrquideaWolff

    Oi. Já testou com outras farinhas?
    A farinha de milho branca por exemplo que não é transgênica?!

    • Olá Orquidea, muito obrigada por visitar o blog. Achei ótimo seu interesse por usar produtos não transgênicos. A que utilizo é organica e certificada não transgênica. Nunca testei com a farinha branca, mas tenho certeza que vai ficar ótimo também. A farinha de grão-de-bico dá liga no biscoito, e a farinha de milho faz com que eles fiquem com textura mais sequinha. E com adição de curcuma eles ficarão com uma cor amarela linda, e com os temperos (alho em pó e óregano) uma sabor incrível;)

  4. Olá, fiz com farinha de trigo integral e farinha de arroz no lugar da de grão de bico, pois não tinha em casa. Deu certo. Grata pela receita 😉

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*