Quer uma boa fonte de proteína com um sabor exótico ? Experimente este curry com feijão branco, leite de coco e ameixas

Quer uma boa fonte de proteína com um sabor exótico ? Experimente este curry com feijão branco, leite de coco e ameixas

Há duas coisas notáveis sobre feijão que eu adoro. Primeiro, o feijão é uma leguminosa, o que significa que ele é capaz de fixar o nitrogênio da atmosfera com a “ajuda de um parceiro” (bactérias) encontrado em suas raízes. No longo prazo, os feijões podem enriquecer os depósitos de nitrogênio disponíveis no solo, oferecendo assim uma variedade de benefícios para outras plantas, o solo e o meio ambiente. Além disso, em regiões onde os agricultores não têm acesso a fertilizantes artificiais ou aqueles que optam por cultivar alimentos orgânicos, leguminosas como o feijão podem ajudar a enriquer o solo com nitrogênio para ser usado por outras plantas.

4

Outra característica do feijão que eu adoro é relacionada a aspectos nutricionais. O feijão é uma ótima fonte de proteína de origem vegetal, essencial na alimentação vegana. Além disso, o feijão é uma fonte de fibra insolúvel incrível, o que ajuda a controlar o pico de açúcar no sangue, fazendo você se sentir satifeita por muito mais tempo. Uma variedade de micronutrients, como o magnésio, fósforo e ferro, também estão presentes em grande quantidade no feijão. Portanto, comer mais feijão só vai trazer benefícios para sua saúde.

dsc03952_fotor

Há dois anos atrás, me deparei com o feijão branco gigante, enquanto jantava num restaurante grego. Foi amor à primeira vista. Desde então tenho consumido ele frequentemente. Adoro usá-los no preparo de patês, molhos, saladas, etc. Mas o meu jeito favorito de comê-lo é com “curry” vermelho como na receita abaixo. Neste prato eu misturei o sabor de amêndoas do feijão branco gigante com meu “curry” vermelho favorito, um “curry” Tailandês, e acrescentei a doçura do leite de coco e das ameixas.

33

Curry vermelho com feijão branco gigante, leite de coco e ameixas
Print
Ingredients
  1. - 1 xícara (250 ml) de feijão branco gigante cozido e escorrido (se não tiver o feijão branco gigante, pode utilizar outro tipo de feijão branco ou até mesmo grão-de-bico)
  2. - 2 dentes de alho picado
  3. - ½ cebola cortada em tiras bem finas
  4. - 1 colher de sopa (ou menos, depende do seu gosto por comida apimentada) de pasta ou pó de “curry” vermelho (olhar notas abaixo).
  5. -1/2 xícara de leite de coco (eu usei um leite de coco bem cremoso)
  6. - 1 tomate cortado em cubos
  7. - 2 colheres de sopa de pasta de tomate
  8. - meio pimentão vermelho cortado em tiras
  9. - 1 xícara folhas de espinafre
  10. - 3 ameixas (se nao tiver, use nectarinas ou pêssegos)
  11. - 1 colher de sopa de açúcar
  12. - 1 colher de sopa de óleo de soja
  13. - 1 colher de chá de sal
  14. - 1/2 colher de sopa de óleo de coco
Instructions
  1. 1. Corte as ameixas pela metade. Numa frigideira, adicione o óleo de coco, o açúcar e as ameixas. Deixe elas dourarem um pouco de um lado, vire-as e doure do outro lado. Reserve.
  2. 2. Em uma panela média ou frigideira funda, aqueça 1 colher de sopa de óleo de soja. Adicione a cebola picada e dois dentes de alho. Quando as cebolas estiveram macias, adicione o tomate, molho de tomate, pimentão vermelho e a pasta de curry. Cozinhe por mais 2-3 minutos em fogo médio. Em seguida coloque o leite de coco e o feijão branco. Reduza o fogo e cozinhe por cerca de 5 min. Adicione o espinafre e as ameixas caramelizadas. Misture delicadamente, deixe mais uns 2 minutoes, experimente o sal e desligue o fogo.
  3. Eu servi esse curry com brócolis. Mas fica ótimo com arroz branco ou com pãozinho torrado.
Notes
  1. Certifique-se que o curry não contém nenhum produto de origem animal (muitas vezes contém pasta de camarão ou molho de peixe). Se você não encontrar “curry” pronto, existem receitas de como fazê-lo em casa. Vale a pena, porque você pode guardar essa pasta no congelador e usar por vários meses. Outra alternativa é substituir o “curry” vermelho por 1 ou ½ colher de chá de pimenta dedo–de-moça + 1 colher de sopa de pimenta vermelha doce + 1/2 colher de chá de cominho + 1 colher de sopa rasa de gengibre ralado + 1 colher de chá de curcuma).
  2. Se vc quiser uma consistência mais cremosa, adicione uma colher de chá de amido de milho dissolvido em 3 colheres de água.
VEGAN & COLORS http://veganandcolors.com/
collage_fotor
col-2_fotor-2
3


2 Comments

  1. A melhor coisa é fazer o curry em casa mesmo pois os que são vendidos levam pasta de camarão. Receita linda Ana ! Parabéns !

    • Oi Monica, obrigada pelo comentário. Realmente, esqueci de comentar sobre a presenca de pasta de camarão ou molho de peixe. No post em ingles inclui esse detalhe. O que eu uso é vendido como vegano. Atualizei a informação na receita:) Bjos

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*