Brownie vegano sem glúten com um ingrediente bem diferente, mas que todo brasileiro tem em casa !

Brownie vegano sem glúten com um ingrediente bem diferente, mas que todo brasileiro tem em casa !

Faz muito tempo que ouvi falar de um brownie sem glúten bem diferente. No entanto, nunca me motivei a prepará-lo. O principal motivo é que um dos ingredientes parece não ter nada a ver com a lista de ingredientes de um doce e você não consegue acreditar que vai ficar bom. Mas isso até você fazer o tal do brownie, dar aquela primeira mordida e se apaixonar, porque fica muito, mas muito bom.

b12

Bom, qual é o ingrediente secreto? Feijão preto! Sim, feijão! Aquele mesmo que você come no almoço, na feijoada, etc. O interessante é que você nunca adivinharia que esse brownie é feito de feijão somente provando ele. Uma dica: prepare ele e ofereça para sua família e amigos e não conte do que é feito. Deixe as pessoas saborearem, elogiarem e só depois você conta:). Não dá pra sentir o sabor de feijão, somente um sabor maravilhoso de chocolate. E o brownie fica bem macio e úmido. Perfeito gente, eu garanto!

1

Como disse, esse brownie é sem glúten. Nao usei farinha de trigo. Mas gostaria de enfatizar que eu particularmente não tenho problemas em consumir glúten. Na verdade, raramente consumo bolos, pão e biscoitos, ou qualquer outro alimento processado, que seriam alimentos que contém glúten.  No entanto, sou super curiosa para testar a aprender sobre novos ingredients, e desde que as farinhas sem glúten se tornaram mais populares e acessíveis tenho usado uma grande variedade delas sempre que faço algum bolo, pão, pizza ou biscoito.

b11

Bom, você deve estar pensando: mas eliminar o glúten da dieta não seria o segredo para perder peso e ter mais saúde? De verdade, na minha mais honesta opinião? Com excessão das pessoas que sofrem de doença celíaca, intolerância ao glúten ou alergia ao trigo, não acredito que exista nenhuma necessidade de se evitar glúten se você busca mais saúde ou quer perder peso. O que acontece é que muitas pessoas perdem sim peso quando eliminam alimentos que contém gluten. Mas isso acontece simplesmente porque acabam comendo menos alimentos como muitos tipos de pães, bolos e biscoitos, alimentos que egordam e causam disconforto porque são uma “bomba” de calorias ruins, uma combinação de açúcar, gordura e farinha, tudo super processado e sem fibra. Por exemplo, quando postei a receita do espaguete de abobrinha (veja receita aqui) falei que adoro esse espaguete porque não preciso usar macarrãode trigo. Mas não é porque evito macarrão com glúten, mas sim porque sempre que possível tento incluir mais fibras nas minhas refeições, fazendo elas mais volumosas e com menos calorias.

3

A indústria de alimentos sem glúten está crescendo e muito, e é claro que quanto mais as pessoas acreditam que o problema pela falta de saúde e a “incapacidade” de perder peso está no glúten, mais elas lucrarão. Quer perder peso, e ter mais saúde? Então priorize sempre alimentos na sua forma mais natural possível. Consuma bolos e biscoitos só em ocasiões especiais e fins de semana. Encha seu prato com muitas cores, provenientes de verduras, legumes, grãos, sementes e frutas.

E falando em fim de semana, que tal tentar esse brownie 😉

E já que você está aqui, aproveite e  confira as outras receitas do blog que estão fazendo sucesso clicando aqui

E se você gostou dessa receita e quiser curtir minha página no Facebook, clique aqui🙂

Ah, e não esqueça deixar seu email aí em cima, você não vai querer perder as receitas deliciosas que estarei postando nas próximas semanas!

Brownie sem glúten com feijão preto
Print
Ingredients
  1. - 1 ½ xícara (360 ml) de feijão preto cozido sem sal e bem escorrido
  2. - 6 colheres de sopa de água
  3. - 2 colheres de sopa de linhaça triturada e deixada de molho em 4 colheres de sopa de água por cinco minutos
  4. - 3 colheres de sopa de amido de milho (maizena). Se você não tem problema em consumir glúten, pode utilizar farinha de trigo.
  5. - 6 colheres de sopa (1/3 cup) de gordura vegetal (já fiz com óleo de coco derretido e óleo de girassol e ambos ficaram bons)
  6. - 8 colheres de sopa de açúcar (1/2 cup)
  7. - 4 colheres de sopa bem cheia de de cacao em pó (é diferente do achocolatado, porque nao contém açúcar)
  8. - 1 colher de sopa rasa de fermento em pó (tipo royal)
  9. - 1 colher de sopa de extrato de baunilha
  10. - uma pitada de sal
  11. - Opcional: pedaços de chocolate vegano para enfeitar.
Instructions
  1. - Passos nas fotos abaixo
  2. - Pré-aqueça o forno a 180°C.
  3. - Bata o feijão com as 6 colheres de água no liquidificador até obter um purê. Reserve.
  4. - Numa tigela, adicione o cacao, amido de milho, fermento, gordura vegetal (se for utilizar margarina vegana ou óleo de coco derreta primeiro) açúcar, baunilha, a linhaça hidratada na água e o purê de feijão. Misture tudo muito bem até obter uma massa bem lisinha. Coloque numa forma quadrada média (20 cm x 20 cm) e espalhe com uma colher ou espátula - o brownie é um bolo bem concentrado e que não cresce quase nada e é bem fininho mesmo.
  5. - Asse por 20-25 minutos a 180°C. Não deixe assar mais que isso, senão o brownie fica muito seco. O bownie deve ficar bem úmido mesmo!
  6. - Muito importante: espere pelo menos 1 hora antes cortá-los, isso evita que eles quebrem. Ou fica melhor ainda se você deixar ele um dia na geladeira antes de consumi-lo!
  7. - Eu derreti 50 gramas de chocolate vegano com 1/2 colher de óleo de coco e espalhei por cima do brownie.
  8. - Rende 8 pedaços!
VEGAN & COLORS http://veganandcolors.com/
new col

4

Gostou da receita!? Deixe seu comentário abaixo e se inscreva, assim você não perde as próximas receitas que estarei postando:)


7 Comments

  1. Que recita linda! Vou fazer com certeza! Já que você tem testado possibilidades sem glúten, vou te contar um negócio. Não são só pessoas intolerantes a glúten ou celíacas que precisam evitá-lo. Eu sou um exemplo. Não sou celíaca nem sofro de nenhuma alteração gastrointestinal quando consumo glúten. Mas se eu consumir trigo (glúten de outras fontes como aveia é ok, o problema é só com trigo) me provoca reações emocionais: descontrole, agitação, irritabilidade, depressão e compulsão alimentar. Meus filhos têm o mesmo problema, principalmente o mais velho. Já ouvi dizer que existem alguns estudos bem recentes sobre isso mas não tenho detalhes. A minha conclusão é que sabemos pouco ainda sobre os efeitos do glúten (e do trigo transgênico) no corpo e as pesquisas precisam avançar. Talvez parte das pessoas que alegam perder peso ou sentir-se melhor ao cortar o glúten possa sofrer do mesmo problema que eu mas ainda não percebeu a relação da causa com o efeito. Vai saber… De toda maneira, concordo contigo: evitar alimentos processados e optar pela velha e boa comida de verdade é sem dúvida o melhor caminho.

    • Oi Alice, muito obrigada por visitar o blog. E muito obrigada por seu testemunho em relação ao glútem. Gosto muito de saber a opnião de todos, e continuar o aprendizado. Muita saúde para sua família e acredito, como você, que evitar alimentos processados e industrializados é chave para uma vida mais baleanceada e saúdavel. Bjus:)

  2. Oi, Ana. Encontrei sua página e estou maravilhado! Uns amigos vão amar as receitas! Sobre essa, em especial, queria saber se o brownie fica pastoso por causa do feijão, porque queria servir com sorvete.
    Excelente trabalho!
    Um abraço.

    • Oi Vinícius, obrigada pelo comentário carinhoso. O brownie fica um pouco úmido, mas não pastoso. Mas brownie por “natureza” nao deve ser seco. Achei ótimo a idéia de servir com sorvete. Eu já comi brownie com sorvete de baunilha vegano (perfeito se vc aquecer o brownie levemente), ou brownie com molho quente de baunilha e um pouco de geleia de morango. Tenho uma receita de geleia de morango com sementes chia aqui no site super fácil! O segredo do brownie é nao assar demais (fiz isso uma vez) e acabou muito seco, mas também não deixá-lo cru. Bom, mas o melhor jeito de achar o “ponto” é testar mesmo, pq as vezes o tempo de assar varia dependendo do forno que vc usa!
      Abracaos e boa sorte!

  3. Ana, achei o post de sua receita por acaso num grupo do fb e minha curiosidade sem fim, me fez vir correndo descobrir que ingrediente era esse. Adorei sua ideia de usar feijão, achei simplesmente incrível! (de verdade, ainda tô chocada, rs.) A forma que você escreve é muito agradável e super me animou a testar também. (de testar um mói dessas receitas aqui)

    Beijão.

  4. Nilda Maria Maia Bello de Oliveira

    Adorriiiiiiiiii tua receita, vou fazer, apesar de comida de forno não é minha pegada. Mas vou tentar, gratidão 👏👏👏💜

    • Oi Nilda, muito obrigada por visitar o site! Esse brownie é muito bom, vale a pena tentar. Se não acertar da primeira vez, não desanime e tente de novo. Eu também demorei um pouco até encontar “ponto” que ficou perfeito;) Se fizer o brownie, adoraria saber como ficou:)
      Abraços e boa sorte!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*