Pizza rápida de pão sírio sem glúten e com molho pesto

Quando  comento com alguém sobre pizza vegana, frequentemente recebo aquela pergunta: e o queijo? Felizmente nunca tive esse problema, não sinto falta de queijo. Sempre faço minhas pizzas usando muitos vegetais como cobertura (veja minha receita de massa de pizza com abobrinha e menos calorias aqui) e mudo entre molho de tomate, molho branco cremoso de tofu e molho pesto. Fica muito delicioso! Apesar de hoje em dia existir uma variedade de queijos veganos disponíveis no mercado, raramente compro algum. No entanto, gosto muito de usar um pouco de levedura nutricional.

p55

Nesta receita de pizza, eu fiz a base com pão sírio e utilizei farinha de trigo serraceno (também conhecido como trigo-mourisco). A farinha de trigo serraceno (adicionei um link de opção de compra no final das fotos) não contém glúten. Como comentei no post da receita de brownie sem glúten (veja receita aqui), não tenho problema em consumir glúten, mas sou muito curiosa em experimentar outros tipos de farinhas. O trigo serraceno é a semente de um fruto da mesma família do ruibarbo, conhecida como Polygonaceae, e na verdade não tem nada a ver com o verdadeiro trigo, que é da família Poaceae.

p8

O trigo serraceno é rico em fibras. Ele também contém um poderoso flavonóide chamado rutina. O Huffington Post, nesta reportagem aqui, chamou o trigo serraceno um dos alimentos mais saudáveis que existe e que não estamos consumindo. Esse grão é muito popular no Japão, onde é usado para fazer um tipo de macarrão chamado soba. Na cozinha Polaca e Russa o grão do trigo serraceno é muito usado para fazer um tipo de papa ou minguau. Eu uso muito este grão no café da manhã. Faço como se fosse um “porridge” ou mingau com canela ou cacao e cubro com morangos e banana. Delicioso!

buck-1

Para deixar o pão sírio ainda mais delicioso adicionei alho na massa. Como cobertura na pizza utilizei molho pesto vegano feito em casa, cogumelos desfiados, abobrinha grelhada e tomates frescos. E no final, espalhei um pouco de levedura nutricional, para dar aquele leve sabor de queijo!

Ah, e não esqueca de se inscrever, assim voce não perde outras receitas deliciosas que estarei postando nas próximas semanas!

c22

Pizza rápida de pão sírio sem glúten e com molho pesto
Print
Ingredients
  1. - Pão sírio
  2. 2 copos (240 ml) de farinha de trigo serraceno - adicionei um link de opção de compra no final das fotos (pode susbstituir por farinha de trigo ou farinha de arroz)
  3. 1 envelope (7 gramas ) de fermento
  4. 2 dentes de alhos amassados
  5. 1/2 colher de chá de sal
  6. 1 colher de sopa de azeite de oliva
  7. 1 copo (240 ml) de água morna
  8. 1 colher de chá de açúcar
  9. - Molho pesto
  10. 1 xícara bem cheia de manjericão de folha larga
  11. ½ xícara de azeite de oliva
  12. 1-2 dentes de alho
  13. 2 colheres de sopa de pinoli ou amêndoas sem casca (opcional)
  14. ½ colher de chá de sal
Instructions
  1. - Pão sírio
  2. Numa tigela adicone a água, o fermento, o sal, o açúcar, o azeite e o alho. Misture tudo muito bem e vá adicionando a farinha de trigo serraceno. Mexa até soltar do fundo da tigela. Se necessário, adicione mais farinha. Sove um pouco e deixe descansar por 20 minutos.
  3. Divida a massa quatro partes (ou mais, se quiser pães menores). Abra eles em forma de discos, bem fininhos, mas não em excesso para que não quebrem. Aqueça uma frigideira no fogão e coloque os pães para assar. Deixe eles por uns 3-4 minutos, até que eles criem bolhas e stejam levemente dourados e vire para que doure do outro lado.
  4. - Molho pesto
  5. Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura cremosa.
  6. - Montagem da pizza
  7. Coloque uma camada de pesto sobre o pão sírio e depois adicione os vegetais que quiser. Se preferir, pode colocar um pouco no forno para aquecer. Sirva com um pouco de levedura nutricional.
  8. Esta receita rende quatro pizzas pequenas (individuais) de 15 cm de diametro
VEGAN & COLORS http://veganandcolors.com/
p1414

c1p

c2p

c3p

p11

p66

Gostou da receita!? Deixe seu comentário abaixo e se inscreva, assim você não perde as próximas receitas que estarei postando:)

Encontre levedura nutricional clicando aqui

lev

Encontre trigo serraceno clicando aqui

vegan-logo


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*