Risoto vegano de quinoa com abóbora: super cremoso e colorido

Risoto é um dos meus pratos preferidos da culinária italiana. Mas como o prato tradicional de risoto geralmente leva queijo, eu resolvi “veganizar”ele, mostrando mais uma vez que ser vegano não significa se privar, e sim expandir as opções e fazer descobertas de dar água na boca.  Assim, com um pouco de criatividade e muito amor,  testei várias versões de risoto vegano como este de quinoa com abóbora.

2

Para fazer esse risoto, usei ingredientes bem diferentes. Primeiro, substitui o arroz arbóreo pela quinoa. Achei que o resultado ficou ótimo e principalmente muito mais nutritivo. Falei bastante sobre a quinoa no post da receita de lasanha de beringela com bolonhesa de quinoa (clique aqui para ver a receita completa).

55 Também fiz uma espécie de queijo cremoso com abóbora, castanhas e levedura nutricional. Eu já havia feito esse creme (ou molho) na receita de espagueti de abobrinha (veja receita aqui). Com esse molho, o risoto ficou super cremoso, colorido e com um sabor inesquecível, eu garanto! Bom, mas ainda não acabou, porque no final misturei um pouco de rúcula para “quebrar” um pouco o sabor adocicado da abóbora. O resultado ficou lindo, saboroso, muito saudável e o principal, colorido e vegano!

6

Veja as últimas receitas do blog que fizerem sucesso clicando aqui receita 1 e 2

E se você gostou dessa receita e quiser curtir minha página no Facebook, clique aqui🙂

Ah, e não esqueça de se inscrever, assim você não perde outras receitas deliciosas que estarei postando nas próximas semanas!

Risoto vegano de quinoa com abóbora
Print
Ingredients
  1. 2 xícaras de quinoa branca
  2. ¼ de uma abóbora média sem sementes (o equivalente a um copo dela cortada em cubos)
  3. 4 colheres de sopa de castanhas
  4. 2 dentes de alho picados
  5. 1 colher de chá de caldo de legumes em pó
  6. 4 colheres de sopa de levedura nutricional (adicionei um link no final)
  7. 1 xícara bem cheia de rúcula (cortei as folhas uma vez ao meio)
  8. 1 colher de sopa de azeite de oliva
  9. ½ colher de chá de sal
Instructions
  1. - Coloque a quinoa numa panela. Adicione 4 xícaras de água (utilize sempre a proporção 1:2 – uma porção de quinoa para duas de água). Quando começar a ferver, reduza o fogo. Deixe cozinhar cerca de 15 minutos. A quinoa estára pronta quando os grãos estiverem transparentes e toda a água já estiver evaporada.
  2. - Lave bem a abóbora e coloque sobre uma forma ou papel manteiga. Asse por uns 20 minutos em 200°C, ou até que a abóbora esteja levemente dourada e macia. Se preferir pode cozinhar ela na água até que esteja macia. Retire e deixe esfriar (eu assei a metade de uma abóbora,mas utilizei somente o equivalente a um copo dela cortada em cubos depois de assada).
  3. - Num liquidificador, adicione uma xícara da polpa da abóbora assada, castanhas, alho, caldo de legumes, sal e 120 ml de água. Bata até obter uma textura cremosa.
  4. - Numa frigideira, em fogo médio, doure o alho com o azeite de oliva. Em seguida adicione a quinoa cozida, o creme de abóbora e a levedura nutricional. Misture bem, mexendo sempre por uns 2-4 minutos, até obter uma mistura cremosa. É só o tempo de todos os ingredientes aquecerem e está pronto. Desligue o fogo e rapidamente adicione a rúcula, misturando ela bem.
  5. Sirva imediatamente ainda quente.
Notes
  1. - Sugestão de acompanhamento: cogumelos salteados e um bom vinho tinto vegano!
VEGAN & COLORS http://veganandcolors.com/
c1

c2

5

66

Encontre levedura nutricional clicando aqui

lev


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*