Salada bowl com falafel de batata-doce e quinoa: assim me alimento para perder peso

Durante parte do mês de dezembro eu estava visitando minha família e amigos no sul do Brasil. Uma das primeiras coisas que a maioria das pessoas me disseram foi: “Você está magra”. E eu respondia: “Emagreci sim, mas não estou magra, estou super fit”. O que acontece é que eu emagreci cerca de 12 kilos nos últimos 2 anos. Mas foi um emagrecimento lento, saudável e muito pacífico.  Duas mudanças foram fundamentais: comecei a correr e fazer treino de força e HIIT (treinos de alta intensidade) em casa (nunca fui em academia na vida); e segundo, parei de seguir o mandamento de ter que comer 5-6 pequenas refeições por dia e comecei a fazer somente 3 refeições bem completas por dia.  

5

Já sei o que vocês estão pensando: Mas Ana, o correto é se alimentar a cada três horas, isso acelera o metabolismo, é mais saudável, etc?! Tentei seguir essa regra direitinho por anos mas nunca consegui emagrecer muito e manter o peso. Certo dia lendo artigos sobre fitness achei uma reportagem sobre  “intermitent fasting” (IF) (jejum intermitente –  mais informaçõoes aqui). Adorei a idéia, por dois motivos:

  • Para mim fazer seis refeições pequenas durante o dia era problemático porque eu estava constantemente pensando em comida e preocupada no que iria comer na próxima refeição ou lanche. Eu sou uma pessoa que ADORA comer e pensar em comida, criar receitas, ler sobre características nutricionais dos alimentos, testar, etc. De certa maneira essa “coisa” de comer 5-6 refeições por dia atrapalhava minha concentração e produtividade, porque eu estava sempre pensando em comida e no final do dia havia ultrapassado em muito a quantidade de calorias consumidas.
  • Fazer seis refeições pequenas era frustante para mim porque nunca me sentia satisfeita após uma refeição, principalmente após o almoço, e ficava triste.

66

Bom, mas como é minha alimentação hoje em dia?

  • Faço minhas três refeições entre às 8:30 da manhã e as 15:30 da tarde. O restante do tempo é jejum. A maioria das pessoas que seguem o IF comem suas refeições entre às 13:00 e 21:00, mas eu amo muito café-da-manhã e prefiro mantê-lo de manhã!
  • Tomo um café da manhã bem completo com uma xícara bem grande de café-preto sem açúcar, e geralmente uma tigela bem grande de porridge (mingau de aveia em flocos) feito com leite de soja ou amêndoas, sementes de chia/linhaça ou girassol, frutas vermelhas, manteiga de amendoim, cacao sem açúcar ou canela, e farelo de trigo. No finais de semana faço panquecas doces veganas ou omelete vegano.
  • Meu almoço é quase sempre numa tigela como a da foto. Sigo regras simples: primeiro muitas verduras. Depois adiciono uma gordura de origem vegetal (abacate, ou sementes de girassol ou de abóbora). No final adiciono fontes de carboidratos e proteínas, como batata-doce, arroz, quinoa, lentilhas, feijão, tofu, seitan, grão-de-bico ou tofu de grão-de-bico. Isso me faz sentir super satisfeita por horas.Também gosto muito de curry vermelho com feijão branco, pizzas e macarrão de abóbrinha  – sempre com muitos vegetais. 
  • No meio da tarde tomo meu adorável green smoothie (1 banana congelada, dois copos bem cheios de espinafre ou couve crespa, 4 floretes de brócolis congelado, ½ copo de frutas vermelhas ou manga congelada, 1 colher de sementes de chia ou linhaça, 1 colher de sopa de pó de proteína vegana crua sem açúcar e sem aditivos e 2 copos de água ou leite de coco). Outras vezes como cookies de aveia, ou cracker e vegetais com homus. O restante do dia tomo chá e/ou café com leite de amêndoas . Ocasionalmente nos finais de semana, como também alguma sobremesa, como um brownie ou um pudim de chia!

12

Não estou sugerindo que esse é o jeito mais saudável, ou fácil de emagrecer. Minha dica é experimentar, pesquisar muito e testar o que funciona para você. Somos todos diferentes! Para mim o jejum intermitente simplificou a vida, me fez ter mais tempo e energia para me dedicar a outras coisas e ser menos obcecada com o que vou comer.

E, para finalizar o post de hoje, tenho uma receita de falafel vegano de quinoa e batata-doce com uma  super salada colorida!

6

Veja outras receitas do blog que fizerem sucesso clicando aqui!

E se você gostou dessa receita e quiser curtir minha página no Facebook, clique aqui🙂

Ah, e não esqueça de se inscrever, assim você não perde outras receitas deliciosas que estarei postando nas próximas semanas!

Salada bowl com falafel de batata-doce e quinoa
Print
Ingredients
  1. Falafel
  2. - 1 xícara de quinoa cozida (usei uma mistura de quinoa preta e branca)
  3. - 1 xícara de batata-doce cozida e esmagada (utilizei a batata doce de polpa alaranjada)
  4. - 1 xícara de ervilhas cozidas esmagadas
  5. - 2 dentes de alho esmagados
  6. - 1 colher de sopa de farinha de trigo
  7. - 1 colher de chá de sal
  8. - Salsinha picada (opcional)
  9. - Pimenta-do-reino a gosto
  10. Salada
  11. - 1 xícara de repolho roxo cortado bem finiho
  12. - 1 xícara de abobrinha espiralada
  13. - 1 xícara de cenoura espiralada
  14. - 1 xícara de rúcula cortada em pedaços
  15. - ¼ de abacate fatiado
  16. Molho de tahini
  17. - 2 colheres de sopa de tahini
  18. - 1 colher de sopa de suco de limão
  19. - 2 colheres de sopa de água morna
  20. - 1 pitadinha de sal
Instructions
  1. Falafel: Misture bem todos os ingredientes. Com a ajuda de uma colher, ou com a mão, faça bolinhas do tamanho de uma colher de sopa. Coloque sobre uma forma untada ou papel manteiga. Asse por 30 min a 180°C, ou até que estejam sequinhos e levemente dourados.
  2. Molho de tahini: Misture todos os ingredientes com a ajuda de uma colher.
  3. Montagem do bowl: Misture todos os ingredientes da salada, com excessão do abacate, e tempere um pouco com um pouco de sal e limão. Corte o abacate e distribua sobre a salada, juntamente com os falafels. Regue eles com molho de tahini.
Notes
  1. Como eu havia cozinhado bastante quinoa e não utilize tudo para preparar os falafels, misturei um pouco dela na salada também.
  2. Esta receita rende 12 falafels. Eles podem ser refrigerados e consumidos em até 3 dias.
VEGAN & COLORS http://veganandcolors.com/
 
col 1

8

9

14


One Comment

  1. Avatar

    beautiful, and I suspect that tasty … :), these colors 🙂

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*