Bolinhas de energia veganas com ingredientes 100% naturais e sem necessidade de assar: esbanje energia e saúde

Bolinhas de energia veganas com ingredientes 100% naturais e sem necessidade de assar: esbanje energia e saúde

Barrinhas de cereais são ótimos snacks e a opção preferida da maioria das pessoas. No entanto, as barrinhas tradicionalmente vendidas nos super-mercados, mesmo as veganas, geralmente contêm muitos ingredientes artificiais e principalmente muito açúcar.

As bolinhas de energia da receita de hoje são uma substituição perfeita, porque são preparadas com ingredientes 100 % naturais e crus. Elas são completas, contendo fontes de proteína, gordura e carboidrato de origem vegetal e sem conservante ou excesso de açúcar. Elas também são ridicularmente fáceis de fazer, não sendo necessário cozinhar ou assar, e você pode ajustar ou mudar alguns ingredientes de acordo com seu gosto.

10

A base da receita é aveia, que é um superalimento que eu particularmente nunca fico sem. Além de muito nutritiva, a aveia contém fibras solúveis, que ajudam no bom funcionamento intestinal e aumentam a sensação de saciedade. Como fonte de gordura boa, adicionei pasta de amendoim pura (sem açúcar e sem sal) e óleo de coco. Como mencionei nessa receita de cookies aqui, consumo gordura de origem vegetal regularmente hoje em dia. Daí foi só escolher os sabores: optei por cenoura com cacao e damasco seco com coco. Elas ficaram super deliciosas.

c8

O bom delas é que você pode até congelar e ir consumindo quando precisar daquela energia extra ou estiver com vontade de um lanchinho naquele dia “puxado” no trabalho ou só quer mesmo “matar” aquela vontade de comer um doce! Eu particularmente adoro levar elas comigo quando saio para um hike nas montanhas. As vezes, como duas delas uma hora antes da minha corrida diária!

6

E já que você está aqui, aproveite e  confira as outras receitas do blog que estão fazendo sucesso clicando aqui

E se você gostou dessa receita e quiser curtir minha página no Facebook, clique aqui🙂

Ah, e não esqueça deixar seu email aí em cima, você não vai querer perder as receitas deliciosas que estarei postando nas próximas semanas!

12

Bolinhas de energia veganas de cenoura com cacao e damasco com coco
Print
Ingredients
  1. Bolinhas de cenoura e cacao
  2. - 1 copo de aveia em flocos (utilizo copo medidor padrão americano 240 ml)
  3. - 1/2 copo de cenoura ralada
  4. - 2 colheres bem cheia de manteiga de amendoin sem açúcar e sem sal
  5. - 2 colheres de sopa agave puro (pode utilizar melaço de cana também)
  6. - 2 colheres de água
  7. - 20 gramas de chocolate vegano picado (usei 95% de cacao)
  8. - ½ colher de sopa de cacao em pó para porvilhar
  9. Bolinhas de damasco com coco
  10. - ½ copo de aveia em flocos (120 ml)
  11. - ½ copo de damasco seco ( aprox.10 damascos)
  12. - ½ copo de coco ralado
  13. - 2 colheres de sopa de agave (pode substituir por melaço)
  14. - 2 colheres de sopa de óleo de coco derretido
Instructions
  1. Passos nas fotos abaixo
  2. - Bolinhas de cenoura: Adicone todos os ingredientes no liquidificador (se você tem processador melhor ainda). Eu usei um liquidificador (blender) da Nutribullet, como do link no final da página. Bata até obter uma massa bem pesada e que dê para moldar, como se fosse massa de brigadeiro. Eu bati por volta de 3 minutos. A dica é bater um pouco, parar e com ajuda de uma espatula misturar um pouco e bater novamente. Com o tempo a mistura vai ficando úmida e forma uma massa pesada e um pouco "grudenta", mas que você consegue moldar com a mão. Se voce não conseguir uma massa com uma consistência úmida e pesada que possa ser moldada, adicione um pouquinho de água. Quanto mais potente seu liquidificador ou processador, mais rápido e perfeita a massa fica.
  3. - Bolinhas de damasco: mesmo modo de preparo descrito acima.
  4. - Montagem das bolinhas: pegue uma porção da massa na mão e faça bolinhas do tamanha que desejar. Na massa de cenoura eu adicionei o chocolate amargo picadinho (95% cacao), enrolei e polvilhei as bolinhas no cacao em pó. As bolinhas de damasco com coco enrolei e polvilhei com coco ralado.
  5. Essas bolinhas podem ser consumidas imediatamente, mas ficam mais gostosas e firmes se deixadas na geladeira por pelo menos uma hora. Elas também podem ser congeladas e consumidas em até um mês.
  6. Minha receita rendeu 10 bolinhas de cenoura e 10 bolinhas de damasco.
  7. ado.
Notes
  1. - Minha receita rendeu 10 bolinhas de cenoura e 10 bolinhas de damasco.
VEGAN & COLORS http://veganandcolors.com/
col 1

col 2

col 3

col 4

13

11

8

14

O blender (liquidificador) que eu utilizei comprei no exterior. Nas lojas americanas (clique aqui e veja) tem um similar. Sou apaixonada por esse blender, principalmente pela praticidade. É fácil de lavar, e muito simples de usar. Uso ele pra fazer smoothies, cremes, pasta de amendoin, homus, bolinhas de energia, sucos, sopas, etc.

blender



2 Comments

  1. Paula Silva

    Olá Ana, descobri o Vegan and Colors e estou maravilhada, não sou vegan mas não como carne e peixe muito raramente, ovos não sei passar sem eles 🙂
    Ontem pus em prática a 1ª receita de quase todas que quero fazer mas surgiu uma duvida nas quantidades. As minhas Bolinhas de damasco com coco não ficaram muito grudadas, aveia a mais será?!?! quando dia 1/2 copo uma medida qualquer, 120ml ou 120g?
    Obrigada hoje vou experimentar Tofu de grão de bico 🙂

    • Ana

      Olá Paula, que ótimo receber sua visita aqui e ler seu comentário. O 1/2 copo seria 120 ml (uso a medida padrão de copo americano que seria 240 ml). No caso de suas bolinhas ficarem muito secas, adicione menos aveia sim, ou bata por mais tempo, sempre parando e mexendo um pouco. A úmidade própria do damasco seco e a gordura do coco ralado é que proporcionam a consistência “grudenta”, e permite fazer essas bolinhas sem necessidade de adicionar água. Beijos e não deixe de me escrever se tiver mais dúvidas!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*