Porridge de forno com aveia e banana: receita vegana simples e super nutritiva para seu café da manhã de todos os dias

Porridge de forno com aveia e banana: receita vegana simples e super nutritiva para seu café da manhã de todos os dias

Semana passada tive uma discussão interessante com uma amiga sobre veganismo ser “coisa de gente rica”. Bom, ela argumentava que seguir uma dieta vegana é caro.  Percebi que realmente existe uma falta de informação sobre do que uma dieta vegana consiste. Acredito que esta ideia de veganismo ser caro vem do fato das pessoas acreditarem que é necessário comprar hamburger vegano, salsicha vegana, biscoito vegano, queijo vegano, etc. Também existe uma percepção de que é essencial comprar alimentos mais caros, como quinoa, sementes de chia, óleo de coco, etc. Mas isso é totalmente incorreto.

capa 2

Na minha experiência, seguir uma dieta sem alimentos de origem animal é simples, e não necessariamente caro. Apesar de meu blog ter receitas com ingredientes mais caros, no dia-a-dia minha alimentação é basicamente baseada em verduras, frutas,  grãos e cereais, e quase nada industrializado ou processado. Não compro queijo vegano, hamburger vegano, bolo vegano, etc. porque não acho necessário!! Bom, sei que algumas pessoas dirão “mas frutas e verduras custam caro”. Sim, as vezes não é barato, mas quando retiramos da lista de compras “besteiras industrializadas” e focamos somente na sessão de frutas, verduras, grãos e cereais, a compra não saí tão cara assim. É uma questão de priorizar a saúde, reservar parte do seu tempo para preparar refeições em casa e fazer trocas na ida ao supermercado. Ao optar por uma dieta vegana, você troca, por exemplo, queijos e manteigas por grão de bico crú  e pode preparar um homus ou tofu de gão de bico. Também troca-se a carne por diferentes  tipos de feijões e lentilhas; ou quem sabe por quinoa e pode assim, preparar uma bolonhesa maravilhosa. E, ao invés de comprar aquele bolo cheio de açúcar, comprar aveia em flocos e fazer cookies como este, ou o porridge abaixo que é de preparo simples e barato. 

9

E falando em aveia, já mencionei  que esse cereal é um alimento obrigatório na minha cozinha, por ser extremamente nutritivo, versátil, e em geral bem acessível. Eu como aveia basicamente todos os dias. Normalmente, uso uma xícara (ou meia xícara) dela cozida em 2 xícaras de água e meia banana amassada, e no final adiciono um pouco de canela ou cacao. As vezes adiciono sementes de chia ou linhaça como fonte de gordura saudável.

Então, pensando no que comer no café da manhã? Tente esse porridge de forno e tenha uma opção de café da manha para qualquer dia da semana!!

8

E já que você está aqui, aproveite e  confira as outras receitas do blog que estão fazendo sucesso clicando aqui

E se você gostou dessa receita e quiser curtir minha página no Facebook, clique aqui🙂

Ah, e não esqueça deixar seu email aí em cima, você não vai querer perder as receitas deliciosas que estarei postando nas próximas semanas!

Porridge de aveia com banana de forno
Print
Ingredients
  1. - 2 copos (480 ml) de aveia em flocos
  2. - 500 ml de leite vegetal (eu usei leite de amêndoas)
  3. - 2 bananas bem maduras amassadas
  4. - 2 colheres de sopa de açucar mascavo (se quiser pode fazer sem açucar)
  5. - 1 colher de sopa de canela (se quiser, pode usar cacao também)
  6. Opcional
  7. - 2 colheres de sopa de sementes de chia colocadas de molho em 6 colheres de água por 5 minutos
  8. - 1 copo de mirtilos (pode substituir por morangos, maçã oupêssego)
Instructions
  1. 1. Coloque a aveia numa tigela grande, aqueça o leite vegetal e adicone sobre a aveia. Mexa e deixe descansar por cerca de dois minutos, para que a aveia absorva um pouco o líquido e fique macia. Depois adicone a banana, a canela, o açúcar e as sementes de chia. Misture tudo muito bem e por último adicione os mirtilos, mexendo delicadamente para que fiquem inteiros.
  2. 2. Coloque a mistura num refratório e leve para assar por 30-35 minutos a 200°C, ou até que esteja levemente dourado e o líquido tenha secado um pouco (fica úmido por causa da banana, mas é assim mesmo).
  3. 3. Sirva quente ou frio.
Notes
  1. Eu gosto de comer este porridge com pouco de leite vegetal e uma colher de manteiga de amendoin por cima!
VEGAN & COLORS http://veganandcolors.com/
c1

c2

2

13

5

7

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*