Bolinhas de energia com ingredientes 100% naturais para um lanchinho saudável e inteligente

Já faz mais de dois anos que raramente como sobremesa ou faço lanchinhos entre as refeições. Sempre acreditei que tinha que comer a cada três horas, que não podia ficar muito tempo sem comer porque o metabolismo iria diminuir. Mas já se sabe que tudo isso é um mito, e que ficar períodos prolongados sem comer traz benefícios à saúde. Por  exemplo, períodos longos de jejum diminuem os níves de insulina e aumentam os níveis de hormônios do crescimento. Além disso, as células iniciam importantes processos de reparo celular.

inst

Para mim, passar a comer somente 2-3 refeições por dia foi libertador. Emagreci muito, e tenho muito mais energia durante o dia. Fazer seis pequenas refeições durante o dia era problemático porque eu estava constantemente pensando em comida e preocupada no que iria comer na próxima refeição ou lanche. De certa maneira essa “coisa” de comer 5-6 refeições por dia atrapalhava minha concentração e produtividade, porque eu estava sempre pensando em comida e no final do dia havia ultrapassado em muito a quantidade de calorias consumidas. Além disso, fazer seis refeições pequenas era frustante para mim porque nunca me sentia satisfeita após uma refeição, principalmente após o almoço, e ficava triste. a

Mas é claro que ocasionalmente faço sim um lanchinho no meio da tarde ou como um docinho nos finais de semana. Mas consumo lanchinhos ou docinhos de maneira inteligente, ou seja, escolho ou preparo opções com ingredientes que considero saudáveis,  minimamente processados, não industrializados, naturais e que conheço. Por exemplo, ao invés de fazer docinhos com adoçante artificiais – que contêm aquela lista enorme de ingredientes no verso que não temos a miníma ideia do que são – gosto de utilizar purê de fruta ou frutas secas (como nas bolinhas das receitas abaixo) que adoçam naturalmente.

E um dos meus docinhos preferidos para quando bate aquela vontade de comer algo doce, e que sempre tenho no congelador, são essas bolinhas de energia crudívoras veganas. Sem ingredientes processados, tudo natural e cru. Aqui tem aveia crua, tâmaras, semente de girassol, coco ralado, damasco seco, sementes de linhaça, ameixas secas, etc. Essas bolinhas de energia podem ser congeladas por até um mês. 

b

E já que você está aqui, veja outras receitas que fazem sucesso clicando aqui
E se você gostou dessa receita e quiser curtir minha página no Facebook, clique aqui🙂
Ou visite meu Instagram aqui e canal do Youtube aqui


RECEITA 1: AVEIA, TÂMARAS, PASTA DE AMENDOIM E CACAO

c

Ingredientes

  • 1 xícara de aveia em flocos crua
  • 1 xícara de tâmaras sem caroço (aprox. 20 tâmaras; 180 gramas)
  • ½ xícara de pasta de amendoim
  • 2 colheres de sopa da cacao em pó sem açúcar
  • ¼ colher de chá de sal

d

Preparo

  1. Coloque as tâmaras de molho em água quente por 15-20 minutos para que fiquem bem macias. Depois de passado esse tempo, escorra o líquido.
  2. Num processador junte todos as tâmaras escorridas e o restante dos ingredientes. Processe por cerca de 3-4 minutos, até obter uma uma pasta bem úmida, pegajosa e concentrada*. Se necessário, no meio do processo desligue o processador e raspe um pouco as bordas e o fundo da tigela para que todos os ingredientes se misturem de forma mais homogênea e não fiquem pedaços grandes na borda da tigela.
  3. Pegue uma quantidade de massa com as mãos (aprox. 1 colher de sopa) e forme bolinhas (tipo brigadeiro).
  4. Leve para refrigerar por 1 hora antes de servir. Isso ajuda as bolinhas ficarem mais sólidas e firmes.
  5. Rende aprox. 14-16 bolinhas

*Nota: Se você não conseguir dar o ponto da pasta bem pegajosa, adicione um pouco mais de pasta de amendoim ou óleo de coco.

e

 


RECEITA 2: AVEIA, COCO RALADO E DAMASCO

f

  • 1/3  xícara de aveia em flocos
  • ¼ xícara de coco ralado (+ 2 colheres de sopa para rolar as bolinhas)
  • 1 xícara de damascos secos (aprox. 23; 200 grmas)
  • ¼ colher de chá rasa de sal

h

Preparo

  1. Coloque os damascos de molho em água quente por 15-20 minutos para que amaciem um pouco. Depois de passado esse tempo, escorra o líquido.
  2. Num processador junte todos os damascos já escorridos e o restante dos ingredientes. Processe por cerca de 2-3 minutos, até obter uma pasta bem úmida, pegajosa e concentrada. Se necessário, no meio do processo desligue o processador e raspe um pouco as bordas e o fundo da tigela para que todos os ingredientes se misturem de forma mais homogênea, e não fiquem pedaços grandes na borda da tigela.
  3. Pegue uma quantidade da massa com as mãos (aprox. 1 colher de sopa) e forme bolinhas (tipo brigadeiro). Passe elas no coco ralado.
  4. Leve para refrigerar por 1 hora antes de servir. Isso ajuda as bolinhas ficarem mais sólidas e firmes.
  5. Rende 10-12 bolinhas

g


RECEITA 3: SEMENTES DE GIRASSOL, LINHAÇA E AMEIXA SECA

I

  • ¾ xícara de sementes de girassol
  • ¼ xícara de sementes de linhaça
  • 1 xícara de ameixa secas (aprox. 16; 150 gramas)
  • 1 colher de sopa de óelo de coco
  • ½ colher de sopa de canela (opcional)
  • 1/4 colher de chá rasa de sal

L

Preparo

  1. Num processador junte todos os ingredientes* e processe por cerca de 3-5 minutos, até ter  formado uma uma pasta bem úmida, pegajosa e concentrada. Se necessário, no meio do processo desligue o processador e raspe um pouco as bordas e o fundo da tigela para que todos os ingredientes se misturem de forma mais homogênea, e não fiquem pedaços grandes na borda da tigela.
  2. Pegue uma quantidade da massa com as mãos (aprox. 1 colher de sopa) e forme bolinhas (tipo brigadeiro). Role elas no coco ralado.
  3. Leve para refrigerar por 1 hora antes de servir. Isso ajuda as bolinhas ficarem mais sólidas e firmes.
  4. Rende aprox. 10-12 bolinhas

*Nota: As ameixas que utilizei já estavam bem úmidas, então não foi necessário colocá-las de molho na água, como as frutas das receitas anteriores

J


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*