Almôndegas de lentilhas

Essas almôndegas de lentilhas têm sido minhas preferidas por meses. Bem temperadas e com uma textura incrível,  são mais saborosas que qualquer almôndega de carne, na minha opinião, que recordo ter comido no passado. E melhor ainda, elas são quase zero de gorduras e super proteicas. Meu jeito preferido de comer elas é acompanhadas de macarrão com molho de tomate, como mostro no vídeo. Mas elas também são ótimas para acompanhar saladas, arroz ou purê de batatas.

Outras coisa ótima destas almôndegas veganas é que elas podem facilmente ser congeladas. Eu prefiro congela-as depois de fritas. Assim quando estou na correria do dia a dias, é só pegar elas lá no congelador e prontinho minha fonte de proteína para o almoço ou janta.

PARA ASSISTIR O VÍDEO COM A RECEITA É SÓ CLICAR aqui

Almôndegas de lentilhas

Rende: rende 12 almôndegas

Almôndegas de lentilhas

Ingredientes

½ xícara de aveia em flocos

• 2 dentes de alho

• 2 xícaras de lentilha cozida sem sal ou temperos

• 2 colheres de sopa de azeite de oliva

• 1 maço pequeno de salsinha (opcional – utilize as ervas que você mais gosta)

• 1 colher de sopa bem cheia de pasta de tomate concentrada

• 1 colher de chá de sal

• 2 colheres de sopa de glúten/seitan (opcional) – substitua por 1 colher de sopa de farinha de trigo ou 1 colher de sopa rasa de amido de milho

Modo de preparo

  1. Num processador de alimentos, ou liquidificador, acrescente a aveia em flocos e o alho. Processe até obter uma textura bem fininha. Em seguida, adicione 1 xícara da lentilha cozida, azeite de oliva e salsinha. Processe por uns 3 minutos, até ficar uma consistência de massa grudenta e pegajosa.
  2. Transfira o conteúdo do processador para uma tijela e adicione o restante dos ingredientes. Com a mão misture tudo bem até a mistura ficar úmida e com um textura que de para moldar em forma de bolinhas de almondega. Se sua mistura estiver muito seca, acrescente uma colher de sopa de água. Mas não adicione muita água aqui, somente 1 colher de sopa, do contrário suas almôndegas ficaram quebradiças.
  3. Aqueça 1 colher de sopa de óleo vegetal em uma frigideira, de preferência anti aderente. Adicione as almondegas, baixe o fogo, e deixe dourar por 3-4 minutos. Vire elas, coloque uma tampa na frigideira e deixe dourar por mais 4 minutos do outro lado. Retire e tampa, deixe elas mais 2 minutos dourando sem a tampa para que sequem mais, e pronto.

Notas

Essa almôndegas poden ser congeladas cruas ou depois e fritas.

https://veganandcolors.com/pt/2019/08/almondegas-de-lentilhas/

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*