Massa de pizza vegana sem glúten e perfeita: crocante por fora e macia por dentro

Desde que encontrei a receita de um queijo vegano rápido – leva 3 minutos para ficar pronto – simples, delicioso e perfeito para usar em pizzas, estou adorando testar receitas de pizzas veganas, com diferente massas e recheios.

A algumas semanas compartilhei uma receita de pizza vegana completa (receita aqui), que está fazendo muito sucesso. No entanto, recebi muitos pedidos de uma pizza vegana tão perfeita e deliciosa como aquela, mas sem glúten. E depois de muitos testes, repeti a receita cinco vezes com diferentes combinações de ingredientes, cheguei em uma massa que ficou perfeita – crocante por fora e muito macia por dentro.

A massa desta pizza não é dura, quebradiça ou seca. Muito pelo contrário, é firme, maleável, e tem uma casquinha bem fininha e crocante por fora, e uma camada macia por dentro. Só provando para entender a perfeição desta pizza.

A receita do molho de tomate você encontra neste vídeo. E para saber como preparar o queijo vegano de 3 minutos, clique aqui.  

Massa de pizza vegana sem glúten perfeita: crocante por fora e macia por dentro

Rende: rende uma pizza de 30 cm de diâmetro

Massa de pizza vegana sem glúten perfeita: crocante por fora e macia por dentro

Ingredientes

• 1 xícara (240ml) de água morna

• ½ colher de sopa de açúcar

• ½ colher de sopa de azeite de oliva ou outro óleo vegetal

• 1 ½ colher de chá de fermento biológico

• 1 xícara (240 ml /130 gramas) de farinha de arroz

• ½ xícara (120 ml/60 gramas) de polvilho doce

• ¼ de xícara (60 ml /40 gramas) + 2 colheres de sopa de amido de milho

• ½ colher de sopa de psyllium (é opcional, mas muito recomendado. Deixa a massa mais firme e mais macia)

• ½ colher de chá de sal

• aprox. mais 2 colheres de sopa de farinha de arroz

Modo de preparo

  1. Numa tigela pequena, adicone a água, açúcar, azeite de oliva e o fermento biológico. Misture e deixe descansar por 5 minutos para que o fermento ative (deve formar uma espuma – ver vídeo)
  2. Em outra tigela grande, adicione o restante dos ingredientes, exceto as 2 colheres de sopa de farinha de arroz, e misture bem.
  3. Adicione a mistura do fermento na tigela das farinhas. Mexa primeiro com uma espátula e depois com as mãos. Neste ponto, se sua massa estiver bem mole, parecendo massa de bolo, adicione as duas colheres de farinha de arroz e continue mexendo com as mãos. A massa deve começar a ficar mais firme, e soltar do fundo da tigela e das mãos. Sove ela por 2 minutos. O resultado deve ser uma massa bem macia, não grudenta, bem maleável e não dura ou seca demais (ver vídeo).
  4. Forme uma bola com a massa e deixe repousar por 45-60 minutos.
  5. Passado esse tempo, a massa dever ter dobrado, ou mais, de tamanho. Sove ela rapidamente, na tigela mesmo, faça uma bola com ela, pegue entre as mãos e de umas batidas forte nela, até notar que a superfície esta bem lisinha.
  6. Prepare sua forma de pizza (eu usei uma de 30 cm de diâmetro), coloque a massa em forma de bola no centro dela, unte as mãos com um pouco de óleo, e abra a massa com a ajuda das mãos. Comece pressionando com os dedos o centro da massa e vá empurrando ela para as laterais, até conseguir a grossura e forma desejada.
  7. Deixe descansar por mais 10 minutos.
  8. Pré aqueça o forno em 200°C.
  9. Depois que a massa descansou por 10 minutos, adicione o seu molho de tomate (link da receita no molho de tomate abaixo) e recheios preferidos e leve para assar por 25-30 minutos.
  10. No vídeo, compartilhei duas sugestões de recheios e usei meu queijo vegano de 3 minutos (link da receita abaixo). Assei a pizza primeiro por 15 minutos, retirei ela rapidamente do forno, adicionei o queijo e assei novamente por 12 minutos.

Notas

Depois de fria, a massa perde um pouco a maciez e crocância, mas assim que aquecida novamente, volta a fiar bem macia .

https://veganandcolors.com/pt/2019/09/massa-de-pizza-vegana-sem-gluten-e-perfeita-crocante-por-fora-e-macia-por-dentro/

A receita do molho de tomate você encontra neste vídeo. E para preparar o queijo vegano de 3 minutos, clique aqui.  

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*