Brownie vegano fit de batata-doce sem glúten

Se você, como eu adora brownies, mas acredita que eles não são saudáveis, essa receita vai te ajudar muito. Para preparar os brownies da raceita abaixo, que são veganos, ou seja, nada de ovos e toneladas de manteiga, usei batata-doce, um ingrediente que só traz benefícios para a saúde. A batata-doce aqui proporciona maciez e umidade ao brownie porque ninguém quer um brownie seco!!! E ao invés de manteiga, usei pasta de amendoim, que tem uma boa quantidade de proteína e gordura boa de origem vegetal.

No entanto, é claro, que esse brownie, assim como qualquer outro doce, mesmo sendo vegano e com ingredientes benéficos para a saúde, deve ser consumido com moderação. Ele tem sim uma quantidade considerável de calorias. Então fica a dica!

A receita do brownie está logo após o vídeo. Para receita do blondie, é só clicar aqui.

Brownie vegano fit de batata-doce sem glúten

Rende: rende aproxidamente 12 pedaços pequenos

Brownie vegano fit de batata-doce sem glúten

Ingredientes

1 + ½ xícara (1 xícara = 240 ml) de batata doce cozida e bem amassada, como se fosse um purê

• ½ xícara (120 ml) de açúcar demerara

• ¼ de xícara (60 ml) de açúcar mascavo ou de coco

• ½ xícara (120 ml) de pasta de amendoim sem açúcar – usei o crunchy para ter pedacinhos de amendoim no brownie, mas o smooth também serve. Se você é alérgico a pasta de amendoim, pode usar tahine (pasta de gergelim) ou ¼ de xícara de óleo vegetal

• ½ xícara (120 ml) de leite de coco culinário

• 1 + ½ colher de chá de bicarbonato de sódio

• 1/8 de colher de chá de sal

• ¼ de xícara de cacau em pó sem açúcar

• ½ xícara de farinha de arroz integral, ou farinha de amêndoas, ou farinha de painço (para quem não procura receitas sem glúten, pode substituir por farinha de trigo)

• 1 colher de sopa de polvilho doce

Modo de preparo

  1. Pré aqueça o forno em 180°C
  2. Em uma tigela, acrescente a batata-doce amassada, o açúcar demerara e mascavo, pasta de amendoim e o leite de coco. Misture bem.
  3. Em seguida adicione o restante dos ingredientes e misture bem até toda farinha de arroz estar incorporada.
  4. Transfira a mistura para uma forma untada ou forrada com papel manteiga (eu usei uma forma ade 25×26 cm e não recomendo um tamanho maior, do contrário o brownie fica muito fininho), e com ajuda de uma espátula distribua ela de forma homogênea na forma.
  5. Leve para assar por 25 minutos em 180°C.
  6. MUITO IMPORTANTE: Retire do forno, deixe esfriar por 30 minutos, e se possível, para um brownie perfeito e firme, coloque na geladeira, depois de frio, por 4 horas, ou mais, antes de cortar e servir.
https://veganandcolors.com/pt/2019/09/brownie-vegano-fit-de-batata-doce-sem-gluten/

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*