8 ingredientes, 4 pratos incríveis e 14 refeições saudáveis

Uma das minhas paixões é planejar e organizar refeições veganas saudáveis, nutritivas, balanceadas, simples e práticas. Outra paixão – e meta – é conseguir mostrar para você que comer saudável  pode e dever ser simples, descomplicado e barato. E que saber qual minha motivação no momento? Perceber que  realmente tenho conseguido passar essa mensagem. Tenho recebido muitas mensagens de inscritos no canal e seguidores que preparam minhas receitas, imprimiram minha lista de compras para refeições para semana inteira, e se surpreenderam em como são práticas, simples , fáceis de preparar, acessíveis e baratas.

No vídeo de hoje fiz uma coisa um pouco diferente, mas muito interessante. Selecionei oito ingredientes simples, acessíveis e flexíveis. Depois preparei eles de maneira bem simples, guardei todos separados na geladeira. Nos dias seguintes preparei quatro pratos diferentes, nutritivos e deliciosos a partir destes ingredientes. No total esses ingredientes renderam 14 refeições. Gostou? Eu totalmente adorei o desafio de montar pratos tão maravilhosos com ingredientes tão lindos, simples e plant-based.

Na primeira parte do vídeo, levo vocês comigo passo a passo no preparo destes ingredientes. Em seguida compartilho exatamente como usei eles para preparar pratos saborosos, veganos e simples.

Os ingredientes usados foram:

  • Feijäo branco (500 gramas)

Coloquei o feijão para demolhar por 10 horas (só adicionei ele para uma tijela grande e cubra com água). No dia seguinte, descartei a água da demolha, adicionei ele em um panela, cobri com água – 2 dedos acima do grão. Também coloquei duas folhas de loro e 1 colher de chá de sal e um fio de azeite. Cozinhei ele por 40 minutos, com uma tampa semi aberta, ou até os grãos estarem macios, mas relativamente inteiros.

  • Castanhas / 1 xícara (240 ml)

Coloquei as castanhas para demolhar em água quente. Depois descartei a água da demolha, transferi para meu nutribullet (liquidificador funciona aqui também). Também acrescentei ½ xícara (120 ml) de água, 1 colher de chá rasa de sal, 2 dentes de alho assado (veja abaixo), 1 colher de sopa de levedura nutricional (opcional) e bati por uns 3 minutos, até estar tudo bem cremoso e homogêneo.

  • Abóbora / usei uma abóbora bem grande, aproximadamente 2 kilos.

 Lavei ela bem, cortei ao meio, removi os grãos, adicionei uma pitadinha de sal, uma colher de sopa de melado (com as mãos distribui toda melado na superfície da abóbora) e canela. Levei para assarno forno pré-aquecido em 240 graus e assei por 40 minutos.

  • Alho / uma cabeça de alho.

 Coloquei a cebeça de alho inteira, com as casc,  para assar junto com a abóbora por 15 minutos. Retirei do forno e removi a casca e separei a polpa.

  • Brócolis / uma cabeça pequena.

 Lavei bem o brócolis em água corrente, cortei em pequenos floretes, adicionei uma travessa que possa ir ao forno. Em seguida, temperei com sal, azeite de oliva e levei para assar no forno junto com a abóbora por 15 minutos.

  • Couve / um maço grande

Lavei bem as folhas  e  cortei em tiras. Adicionei em uma tijela, cobri com papel toalha molhado, cobri com uma tampa de silicone (pode usar plástico filme também) e levei a geladeira. Conserva bem por até 5 dias fresca.

  • Macarrão / 200 gramas de macarrão sem leite e sem ovos

Cozinhei ele ao dente, conforme as intruções da emabalagem. Em seguida, escorri ele, deixei esfriar, acrescentei um pouco de azeite de oliva e guardei em uma tijela com tampa.

  • Massa de tortilhas ou wrap

Comprei pronta. Como sou vegana sempre procuro por checo a lista de ingredientes e procuro por opções que não adição de ovos, leite ou derivados.

As receitas preparadas apartir detes ingredientes estão descritas abaixo:

  1. Salada de macarrão cremosa com feijão branco (rende 2 porções)  

Preparo: acrescente em uma frigideira duas mãos cheias de couve, metade do macarrão, metade do brócolis. Leve ao fogo e aqueça rapidamente, só o suficiente para que a couve murche um pouco. Retire do fogo e acrescente de 2-4 colheres bem cheias do creme de castanhas e alguns pedaços de abóbora.

2.   Wrap com pasta de feijão branco (rende 2 wraps)

Preparo: acrescente ½ xícara de feijão em um prato, 1 dente do alho assado e duas colheres de sopa do creme de castanhas. Amasse o feijão até obter uma pastinha. Pegue uma massa de wrap, adicione a metade da pastinha, duas fatias da abóbora assada, pedaços de tomate (beterraba ou cenoura ralada, opcional) e couve. Enrole e pronto.

3.   Abóbora recheada com salada de feijão (rende 2 porções)

Preparo: em uma tijela, adicione 1 xícara de feijão, 2 tomates picados, salsinha, ¼ de colher de chá de sal, 1 colher de sopa de vinagre balsâmico e 1 colher de sopa de azeite de oliva. Misture tudo. Em seguida, pegue um pedaço da abóbora que tem o formato de colcha  (ver vídeo), aqueça no micro ondas ou forno, e preencha com a salada de feijão. Para finalizar acrescente um pouco do molho de castanhas por cima (eu dilui o creme em um pouco de água para ficar uma consistência mais fininha e render mais).

4. Sopa proteica e cremosa de feijão e abobora

Preparo: em um liquidificador, adicione aproximadamente 2 xícaras da abóbora assada em pedaços, 1 xícara do feijão branco, 2 dentes do alho assado, temperos frescos (usei salsinha, manjericão e alecrim), 1 colher de chá de sal, ½ xícara de leite de coco caseiro ou culinário (de garrafinha) e 1 litro de água. Bata até tudo estar bem cremoso. Transfira para uma panela, opcional adicione ½ colher de chá de curcuma em pó. Levo ao fogo, adicione das mãos bem cheias de couve, deixe ferver por 2 minutinhos e pronto. Sirva quente.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*