Experimente este omelete vegano e seu café da manhã nunca mais será o mesmo!

Experimente este omelete vegano e seu café da manhã nunca mais será o mesmo!

Na semana passada eu encomendei tapioca pelo site Amazon. Aqui na Alemanha não se encontra farinha de tapioca nos supermercados, então eu compro online. Como a tapioca geralmente não é muito conhecida em outros países, no meu post em inglês eu falei mais extensamente sobre a farinha de tapioca. Bom, como já é bem conhecido no Brasil, a tapioca é obtida das raízes de mandioca. Esta planta é nativa da América do Sul. Na minha família, a mandioca é um alimento básico. Meus pais sempre produzem mandioca para o consumo próprio. Na foto abaixo o meu pai está orgulhosamente mostrando uma raiz de mandioca na horta dele. Essa foto foi tirada em agosto, que é inverno no Sul do Brasil. Por causa do frio, as plantsa de mandioca perdem suas folhas. As raízes, por outro lado, mantêm-se saudáveis e perfeitas para serem colhidas e consumidas durante vários meses. Normalmente meus pais colhem a raíz de uma planta, consomem ela, e só então voltam a colher outra raíz para usar numa próxima refeição.

img_0735_fotor

Em relação à farinha de tapioca, gostaria de enfatizar que desde que me tornei vegana, utilizo bastante esse ingredient. Acho ela incrível para usar em receitas que pedem um “agente ligante” e para proporcionar uma textura “puxante”. Uso tapioca em receitas de queijo vegano, alguns salgados e até em pães e bolos.

dsc03513_fotor_fotor-4

Criar o omelet vegano abaixo foi fácil: sei que a farinha de grão-de-bico quando misturada na água e aquecida fica super espessa e que a farinha de tapioca dá liga e a textura puxante. Entao foi só testar a ideia, misturando esses dois ingredientes, adicionando um pouco de curcuma para obter uma cor mais amarelada e fermento para ficar mais fofo e, Bingo!!! O resultado foi surpreendente. Eu fiz a mesma receita várias vezes desde então, recheando com tomates, cogumelos, cheiro verde, espinafre, etc!

Omelete vegana
Print
Ingredients
  1. 120 ml de farinha de grão de bico (4 colheres de sopa)
  2. 80 ml de farinha de tapioca (3 colheres de sopa)
  3. 150 ml de água
  4. Sal a gosto (como alternativa, utilize o sal negro para ter um aroma mais parecido com ovo)
  5. 1/2 colher de chá de curcuma (opcional, se vc quiser uma cor mais amarela)
  6. 1/2 colher de chá de fermento
Recheio
  1. Eu usei rodelas de tomate e folhas de espinafre. Mas você pode usar qualquer outro recheio, como cogumelos, queijo vegano, cebola, ect.!
Instructions
  1. Passos nas fotos abaixo
  2. Misture os ingredients secos e vá adicionando água, mexendo sempre até a massa ficar bem lisinha.
  3. Aqueça um pouco de óelo numa frigideira e adicione a metade da mistura. Assim que a mistura comecar a solidificar nas beiradas, comece a puxá-la para o centro da frigideira (é muito rápido). Quando a parte de cima já estiver um pouco “durinha”, coloque os recheios, e dobre com cuidado. Deixe dourer um pouco e vire com cuidado para que asse do outro lado.
  4. Nota: Se vc quiser, pode colocar os tomates picados e outos temperos dentro da massa e assar como se fosse uma panqueca. Vá puxando a mistura para o centro assim que as beiradas solidicarem. Quando estiver durinha na parte de baixo, vire ela e deixe dourer mais um pouco.
Notes
  1. Adicionando uma pitade de sal negro na mistura da massa vai deixar um aroma mais parecido com ovo!
  2. Se vc não gosta muito do sabor da farinha de grão de bico, adicione mais recheios e use outros temperos na mistura, como óreganos, alho em pó, etc...
VEGAN & COLORS http://veganandcolors.com/
dsc03518_fotor_fotorcollage_fotor_fotor-8collage_fotor-33_fotor-6
dsc03561_fotor
dsc03540_fotor
dsc03527_fotor
dsc03576_fotor

5 Comments

  1. 👏adorei sua receita!
    Vc sabia que o sal negro da aroma de ovo? Enganaria qq um 😉

  2. Será que com farinha de berinjela fica bom ?

    • Ana

      Olá Alissom, muito obrigada por visitar meu blog e pelo interesse na receita. Infelizmente nunca utilizei farinha de beringela, entao não posso opinar sobre o uso dela nesta receita. Mas sugiro que faça a receita usando a farinha de beringela, e retorne aqui depois pra contar como ficou;) Adoraria saber o resultado! Abs, e uma ótima semana pra vc:)

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*