Lasanha vegana de beringela com bolonhesa de quinoa: não podia ser mais saudável

Se tem uma coisa que eu amo fazer, é ler sobre novas opções de alimentos disponíveis no mercado. Foi assim que descobri sobre a  quinoa. Li sobre ela em alguma reportagem sobre super alimentos. Fiquei curiosa e já fui comprar um pacote e comecei a explorar maneiras de preprará-la. A primeira receita que fiz foi uma salada de quinoa. Ficou maravilhosa, preparo essa salada com frequência. Depois tentei um risoto e de novo ficou maravilhoso. Também comecei a incorporar umas colheres dela cozida no meu minguau de aveia do café da manhã, deixando ele mais nutritivo e completo.

col-l-2

Bom, mas semana passada estava com muita vontade de fazer lasanha de beringela. Geralmente eu recheava minha lasanha com molho de tomate e molho branco de tofu. Mas aí resolvi usar a quinoa como substituição da carne e fazer uma espécie de bolonhesa. Adorei o resultado. A lasanha ficou super saborosa, mais completa com a adição da quinoa e nem precisou de acompanhamento.

l8

Mas voltando à quinoa, quando fiz minha pesquisa sobre este super alimento descobri umas coisas bem interessantes. Há uns 20 anos atrás a NASA pesquisou muito sobre a quinoa e descobriu que ela contém uma altíssima densidade de nutrientes por cada caloria. Na época a NASA declarou a quinoa como a comida perfeita para astronautas levarem em viagens espaciais. Desde então ela é considerarada um super alimento A quinoa é rica em proteína, não tem cholesterol e não causa alergias.

Nos últimos anos a quinoa tornou-se bem popular entre consumidores. A demanda por esse grão aumentou em até 18 vezes e o preço até 7 vezes. Alguns a consideram um alimento de luxo, devido ao alto preço. A quinoa é originária dos Andes Peruanos e Bolivianos. Os moradores dos Andes cultivam quinoa a mais de 7.000 mil anos. Ela é uma alimento básico na dieta dessa população. A princípio, o fato da demanda global por quinoa ter aumentado muito, deveria ser uma boa notícia para os pequenos produtores do Andes Boliviamos e Peruanos. Mas na verdade está ocorrendo o contrário. Primeiro, os locais que estavam acostumados a consumir quinoa, acabam vendendo todo excedente que produzem porque o preço é alto. Em retorno do lucro da venda da quinoa, eles compram outros alimentos bem menos nutritivos e muito processados para o consumo prório, deixando de consumir quinoa. Outro problema é que vários países como os EUA e alguns países na Europa começaram a produzir quinoa em grande escala, o que está tirando os produtores da Bolívia e do Peru do mercado, por serem mais competitivos. Com o tempo, além dos pequenos produtores bolivianos e peruanos saírem do mercado, ainda correm o risco de perder a cultura de consumir quinoa.

É dificil saber o que é correto ou não aqui. Como consumidores, queremos comida mais barata, e sempre gostamos de novas opções no mercado. Aqui na Alemanha, o preço da quinoa diminuiu muito nos últimos anos. Gosto disto, porque não acho que um alimento tão nutritivo só possa fazer parte da alimentação de pessoas com mais renda. Mas confesso que me perturba muito saber que a baixa do preço da quinoa está afetando uma parte da populção da Bolívia e do Peru, que precisam tanto dessa renda.

Por enquanto resolvi continuar consumindo quinoa e criando receitas como essa maravilhosa lasanha abaixo!

l3

E já que você está aqui, aproveite e  confira as outras receitas do blog que estão fazendo sucesso clicando aqui

E se você gostou dessa receita e quiser curtir minha página no Facebook, clique aqui🙂

Ah, e não esqueça deixar seu email aí em cima, você não vai querer perder as receitas deliciosas que estarei postando nas próximas semanas!

Lasanha de beringela com molho bolonhesa de quinoa
Print
Ingredients
  1. Molho bolonhesa de quinoa
  2. - ½ xícara de quinoa
  3. - 1 xícara de água
  4. - 1 xícara de molho de tomate
  5. - 1 dente de alho picado
  6. - 1 cebola picada
  7. - 1 colher de sopa de azeite de oliva
  8. - 1 colher de chá de sal
  9. Molho branco de tofu
  10. - 120 gramas de tofu mole
  11. - 1 dente de alho
  12. - 1 pitada de sal
  13. - 1 pitada de pimento do reino
  14. - salsinha (optional)
  15. -. 2 colheres de sopa de castanhas (opcional)
  16. Base da lasanha
  17. - 2 beringelas
  18. - 1 colher de azeite de oliva
  19. - 5 folhas de couve crespa
  20. Opcional: levedura nutricional
Instructions
  1. - Cozinhe a quinoa em 1 xícara de água por uns 8 minutos (até que a água seque – similar ao preparo de arroz). Numa panela, adicione a cebola e o alho e deixe dourar um pouco. Adicione o molho de tomate e a quinoa cozida. Mexa bem, e deixe cozinhar por uns 4 minutos. Desligue o fogo e reserve
  2. - No liquidificador, junte o tofu, o alho, sal e a pimenta. Bata até ter uma consistência bem cremosa.
  3. - Corte as beringelas em tiras (fotos abaixo). Numa figideira adicione o azeite de oliva e grelhe elas, até ficarem douradas. Reserve
  4. - Montagem: Num refratório médio, faça as camadas na seguinte ordem: primeiro o molho branco, depois a beringela, o molho bolonhesa, a couve e por último espalhe um pouco de levedura nutricional (opcional). Repita o mesmo procedimento. Eu adicionei alguns tomates cereja sobre a couve no final e espalhei a levedura nutricional. Leve ao forno para assar a 200°C por 20-30 minutos.
  5. Rende 6 pedaços.
VEGAN & COLORS http://veganandcolors.com/
col-l-1

col-l-4

col-l-3

f13

l5

Encontre levedura nutricional clicando aqui

lev


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*