Use a mágica das sementes de chia e faça sua própria geleia de morango sem açúcar

Use a mágica das sementes de chia e faça sua própria geleia de morango sem açúcar

A primeira vez que ouvi falar de sementes de chia (link para adquirir sementes de chia final das fotos) foi quando estava visitando uma amiga aqui na Alemanha. Ela tomava um copo de água com uma colher das sementes para aliviar o problema prisão-de-ventre. Somente alguns meses depois, enquanto lia o livro “Born to Run: A Hidden Tribe, Superathletes, and the Greatest Race the World Has Never Seen” é que  comecei a pesquisar sobre sementes de chia. No livro, o author Christopher McDougall viaja para o México para conhecer os índios Tarahumara, que moram no Copper Canyon, Noroeste do México. Aparentemente, os Tarahumara “possuem” o segredo de como ser um corredor extradionário. Bom, McDougall descobriu que eles bebem iskiate, uma bebida feita de sementes de chia. Ele descreve as sementes de chia como tendo forma de ovos de sapo. Sabe-se também que as sementes de chia foram muito importantes para os Astecas e Maias, e que eles as consideravam uma fonte essencial  de energia. Tanto que a palavra chia significa “força” no vocabulário Maia.

Eu particularmente adoro sementes de chia. Gosto de chamá-las de “sementes mágicas” pelas suas propriedades nutricionais e características de preparo. Essas sementes têm um grande teor de ômega-3. Se você, como eu não consome peixes, essa semente pode constituir uma importante fonte de ômega-3. No entanto, fique atento com o fato de que a maior parte do ômega-3 presentes nas sementes de chia está na forma de Ácido alfa-linolênico (ALA), o qual nao é eficientemente absorvido pelo nosso corpo. Sementes de chia também são incrivelmente ricas em fibras – quase todos os carboidrtaos na semente são fibras. Essa característica faz delas grande aliadas contra constipação .

DSC03379_Fotor

No quesito preparo, a característica que faz delas tão especiais é a capacidade de absorver 10-12 vezes do próprio peso em água, o que dá origem numa consistência gelatinosa. Isso as transforma num ingrediente perfeito para fazer pudins, adicionar nos porridges (creme) de aveia ou nos smoothies, de forma a obter uma consistência mais cremosa e espessa. Outra alternativa de uso, e que eu adoro, é adiconá-lás nas receitas de geleia. A chia deixa a geleia mais espessa sem precisar adicionar açúcar! Nao é mágica? 

E já que você está aqui, aproveite e  confira as outras receitas do blog que estão fazendo sucesso clicando aqui

E se você gostou dessa receita e quiser curtir minha página no Facebook, clique aqui🙂

Ah, e não esqueça deixar seu email aí em cima, você não vai querer perder as receitas deliciosas que estarei postando nas próximas semanas!


Geleia de morango sem açúcar com um toque especial de sementes de chia

Ingredientes

  • - 500 gramas de morangos frescos
  • - 3 colheres de sopa de suco de limão
  • - 1/3 copo (aprox. 6 colheres de sopa) de sementes de chia (link para adquirir sementes chia final das fotos abaixo)
  • - Opcional: 8 gotas de estévia (eu usei estévia de sabor de morango) ou 1/2 copo de açúcar.

Modo de preparo

  1. Passos nas fotos abaixo
  2. Lave os morangos. Corte em pedaços ou esmague com um esmagador de batatas.
  3. Numa panela média, adicione 100 ml de água, os morangos, o suco de limão e as gotas de estévia (ou açúcar). Coloque no fogo médio, mexendo sempre até os morangos estarem macios (aprox. 5 min).
  4. Adicione as sementes de chia. Mexa bem. Cozinhe por mais uns 3 min em fogo baixo (olhe notas abaixo). Retire do fogo. Deixe esfriar e transfira para um pote de vidro.
  5. Essa receita rende aprox. um pote de 400 ml.

Notas

Depois de adicionar as sementes de chia, não é necessário cozinhar muito - máximo uns 3 minutos. Não se preocupe se parecer pouco espessa, a geleia vai ficar com uma consistência mais espessa quando esfriar pela propriedade de formar gel da semente de chia. Essa receita também fica ótima com figos, pessego, uvas, frutas vermelhas (foto no final), etc!

http://veganandcolors.com/index.php/pt/2017/01/10/a-magica-das-sementes-de-chia/

dsc03344_fotor
collage_fotor
dsc03375_fotor
dsc03381_fotor

Aqui a mesma receita acima, mas utilizei mix de frutas vermelhas congeladas. Não usei açúcar ou adoçante, somente frutas vermelhas congeladas e sementes de chia;)

dsc_0708

Encontre sementes de chia clicando aqui
chia


14 Comments

  1. Fernanda Marinho

    Ola. Parabéns 😤 suas receitinhas são maravilhosas.

    • Muito obrigada pelo comentário lindo e encorajador, Fernanda;) Estou muito, mas muito feliz mesmo e motivada em continuar à compartilhar minha paixão em criar receitas veganas nutritivas e cheias de cores!!

  2. Olá!
    Você usou as sementes hidratadas ou secas?
    Se hidratou, com quanta água e por quanto tempo!
    Obrigada!!!

    • Oi Patricia, obrigada pela visita no blog. Não é necessário hidratar as sementes de chia. Quando os morangos, ou outra fruta que vc utilizar estiverem macios, adicione as sementes, mexa bem, deixe mais uns 3 minutos e pronto. Quando esfriar vai ficar com uma consistencia bem espessa, sem ter precisado adicionar acucar;)! É muito rápido. Em média nao levo mais de 7 minutos pra fazer essa geleia! Bjus:)

  3. Tayná Queiroz

    Adorei a receita!

    • Oi Tayná! Que ótimo que gostou da receita. Eu sempre faco minhas geleias assim, com sementes de chia e sem açúcar. É muito rápido, saudável e fácil. Em média não levo mais de 7-8 minutos pra fazer minhas geleias. Postei uma foto (no final da receita acima) de uma geleia com frutas vermelhas que também adoro! Bjus:)

  4. Eli Verdinha

    Mulher, isso é perfeito! Vou fazer para minha avó diabética! E não só pra ela, mas cada vez mais a conscientização de que o açúcar refinado é prejudicial preocupa a gente né?
    Obrigada pela iniciativa de postar e compartilhar com a gente. Será um prazer acompanhar o blog. Beijinhos vegs 😘🌱

    • Oi Eli, muito obrigada:) Fiquei tão feliz ao ler seu comentário! E ainda mais em saber que, de alguma forma, contribui para o bem estar da sua avó! É como vc disse, restringir ou evitar açucar deve ser uma atitude que todos deveriam adotar. Leio muito sobre “problemas” causados pelo açucar, que inclusive é considerado uma substancia tão viciante quanto o álcool, e acredito que eliminar açucar da dieta é muito importante. Faz muito tempo que praticamente não consumo mais açucar. E é incrível como tudo fica mais saboroso, e com o tempo vc não sente falta!

      E muito obrigada por se inscrever no blog. Tenho muitas receitas maravilhosas que estarei compartilhando, e espero que cada receita traga ainda mais alegria e saúde pra vc e sua família) Bjus!

  5. Maria heloisa

    Sou diabetica e amei a receita. Os morangos q comprei estavam muito madurinhos e fiz sem adoçante. Ficou azedinha e ótima a geléia. Obrigada

    • Oi Maria Heloisa. Muito obrigada por visitar o blog. Fico muito feliz em saber que fez a geleia e gostou. Eu, particularmente nao utilizo açúcar nas minhas geleias, ou em qualquer outro tipo de alimento. Com o tempo acostumamos a ficar sem açúcar e passamos a sentir o verdadeiro sabor das frutas. É como vc disse, meio “azedinho” mas é o sabor natural do morango. Eu adoro fazer essa receita com um mix de frutas vermelhas, fica perfeito. Vou postar a foto no final da receita de morango caso queira ver;) Bjus e ótima semana!

  6. Olá Ana! que blog mais lindo! Parabéns pela criatividade! E muita gratidão por compartilhar conosco! Esse cracker ao lado da geleia de morando tem receita?:)

    • Olá Elis, muito obrigada pelo comentário carinhoso. Sou apaixonada por cozinhar, e estou sempre motivada e buscando aprender mais sobre a relação antre limentação, saúde e felicidade. Mas meu aprendizado não teria sentido nenhum se eu não pudesse compartilha-se o que aprendo. Eu é que tenho que agradeco sempre por todas as visitas que recebo aqui. Nada me deixa tao feliz do que saber que alguém se interessou por minhas receitas:). O blog ainda é novo (3 semanas) mas tenho muitas novidades pela frente:)

      Sobre o biscoitinho, esse da foto é comprado. Mas faço um que fica igualzinho e até mais gostoso. Vou compartilhar a receita nas próximas semanas!

  7. Stephanie Diniz

    Oi, amei a receita! Vou fazer hoje mesmo hehehhe Deixa eu te perguntar, quanto tempo ela dura na geladeira?

    • Oi Stephanie, muito obrigada por visitar o blog e pelo interesse na receita. Essa geleia pode ser conservada na geladeira entre 10-14 dias e no congelador até 2 meses!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*