Salada de quinoa com abóbora assada, brócolis e abacate: refeição vegana completa

Quando se fala em salada, é comum as pessoas visualizarem folhas de alface e fatias de tomate! Eu adoro salada,  e frequentemente uma tigela de salada  bem grande é meu almoço.

9

No entanto, sempre uso a seguinte sistemática quando monto minha tigela de salada:

  1. Muitas cores: incluo muitos vegetais coloridos, como abóbora, batata doce, pimentões, pepinos, tomates, beringela, couve flor, brócolis, cenoura, etc.
  2. Não pode faltar algum grão e/ou leguminosa para dar saciedade e fornecer proteína: feijão, grão-de-bico, milho, quinoa, lentilha, ervilha,  arroz,  soja, etc. E nada de enlatados, processados ou temperados artificialmente.
  3. Uma fonte de gordura vegetal, de preferência não processada: abacate, sementes de girassol, sementes de abóbora, sementes de linhaça, nozes, azeite de oliva extra virgem, etc.
  4. Adiciono muitas folhas verdes escuras para dar volume e optimizar ainda mais a quantidade de fibras: alface, espinafre, couve crespa, agrião, rúcula.

8

No preparo da minha tigela de salada, sempre tento usar vários dos itens da lista acima. Quase todos os dias preparo uma tigela enorme de salada que inclui espinafre ou couve, alface, rúcula, tomates, pimentão vermelho ou amarelo, pepino, cenoura e sementes. Geralmente tempero com azeite de oliva ou abacate. Misturo tudo , adiciono alguma opção do item 2 e está pronto o meu almoço.

Na receita de hoje usei quinoa como base. Falei bastante sobre a quinoa nessa receita de lasanha de beringela (receita aqui). Apesar dessa salada estar bem bonita e completa, almoçei ela acompanhada de muito espinafre e pedaços de pimentão vermelho para adicionar mais nutrients e cor no meu almoço.
Esta salada é uma ótima opção para se ter a geladeira para quando bater aquela fome ou para levar para o trabalho ou escola.

1

E já que você está aqui, aproveite e  confira as outras receitas do blog que estão fazendo sucesso clicando aqui

E se você gostou dessa receita e quiser curtir minha página no Facebook, clique aqui🙂

Ah, e não esqueça deixar seu email aí em cima, você não vai querer perder as receitas deliciosas que estarei postando nas próximas semanas!

Salada de quinoa com abóbora assada, brócolis e abacate

Salada de quinoa com abóbora assada, brócolis e abacate

Ingredientes

1 xícara de quinoa (eu usei um mix de quinoa branca e preta).

2 copos de floretes de brócolis

2 copos de abóbora cortada em cubos pequenos

1 abacate bem maduro

Sal e limão para temperar

Modo de preparo

  1. Coloque a quinoa numa panela e adicione 2 xícaras de água (utilize sempre a proporção 1:2 – uma porção de quinoa para duas de água). Quando começar a ferver, reduza o fogo. Deixe cozinhar cerca de 15 minutos. A quinoa estará pronta quando os grãos estiverem transparentes e toda a água já estiver evaporada.
  2. Num papel manteiga, espalhe os cubos de abóbora e leve para assar por 25-30 minutos a 200°C, ou até que estejam macios e levemente dourados.
  3. Cozinhe os floretes de brócolis da sua forma preferida (eu cozinhei no vapor).
  4. Corte o abacate em cubos e reserve.
  5. Montagem: numa tigela grande junte a quinoa, abóbora assada e os floretes de brócolis. Adicione o sal e limão, misture tudo muito bem. Por último adicione o abacate e mexa delicadamente.

Notas

Se for preparar essa salada para comer no dia seguinte, deixe para adicionar o abacate na hora que for servir a salada.

Pode substituir a quinoa por arroz integral ou lentilhas.

http://veganandcolors.com/pt/2017/02/salada-de-quinoa-com-abobora-assada-brocolis-e-abacate-refeicao-vegana-completa/

col 1col 2
2
3


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*